quarta-feira, 29 de junho de 2011

POR QUE ISSO NÃO DÁ CERTO COMIGO?

Levante a mão quem nunca se fez essa pergunta. Porque não consigo um aumento de remuneração, porque não consigo pagar minhas contas, porque começo alguma coisa e não termino? Acredito que boa parte das pessoas já passou por esta situação e que não sabe o que acontece, mas parece que isso se torna um carma.

O que dizer dos regimes então? Porque se começa um regime na segunda-feira e na sexta-feira do happy-hour ou no almoço com a família de domingo todo o esforço da semana se esvai? Quem nunca passou por isso?

Não me venham falar que o choppinho é irresistível ou que não existe coisa igual ao macarrão com frango da sua Mãe. Na segunda-feira a saladinha com grelhado é ótima e no domingo não passa nada verde no seu prato?

Calma, você não está sozinho e a culpa que você sente na segunda-feira (onde começa tudo de novo) não é exclusividade sua. Mais do que força de vontade precisa-se em primeiro lugar descobrir o motivo que te leva a sabotar o regime. Já parou para pensar nisso?

O ser humano não faz o que não gosta, isto está na nossa natureza, não ficamos muito tempo fazendo o que não gostamos. Quem disse que fazer regime é bom? E é exatamente isso que acontece quando sabotamos o regime: durante a semana inteira fazemos o regime (algo que não gostamos, porque uma pessoa normal gosta de comer, certo?) e quando chega a sexta-feira ou o domingo, onde há um evento que as pessoas em volta de uma mesa se socializam, nós não podemos deixar de ser diferentes e fazemos o que? Pelo menos um dia da semana deixamos de nos sabotar e nos damos o direito de comer prazeirosamente.

Não é gula, é justamente o fato de ficarmos divididos entre um objetivo que poderá nos satisfazer a longo prazo e o prazer de nos satisfazer naquele exato minuto.

A diferença de uma pessoa que faz um regime com sucesso e nunca mais volta a engordar é o seguinte: ela está com o pensamento no seu objetivo final, o que lhe motiva e lhe dá prazer é visualizar e trabalhar com o objetivo final em mente. É isso que dá resultado efetivo.

Em qualquer escolha na nossa vida há ganhos e perdas. O Coaching ensina a maximizar os ganhos e minimizar as perdas. Pense da seguinte forma: quando eu comer esta coxa de frango estarei indo de encontro ao meu objetivo? Se não consigo resistir o que posso fazer para substituir o prazer de comer por outra atividade?

Gente, isso realmente dá certo podem ter certeza.

Nesta semana falaremos mais sobre isso. Se tiverem sugestões de assuntos me avisem.

Um grande beijo, fiquem com Deus e não percam de vista seus objetivos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário