domingo, 10 de julho de 2011

COMO IR DO PONTO A AO PONTO B

Como saber que estamos indo no caminho certo? O que estamos fazendo hoje condiz com a nossa expectativa para o futuro? Você sabe exatamente onde quer chegar? Como tem certeza disso? O que te leva a ter essa certeza?

A primeira coisa a fazer para dar o primeiro passo em direção ao ponto B é: ter certeza do que você quer, se isto está de acordo com os seus valores e princípios, se o que você quer não prejudicará outras pessoas, se os ganhos valerão mais que as perdas e, principalmente ter a consciência de que a responsabilidade pelo seu sucesso, em qualquer aspecto da sua vida, depende exclusivamente de você.

Tendo a consciência de tudo isso, o passo seguinte é FOCO. Você já tem certeza do que quer, agora basta planejar o passo a passo do que quer realizar. Quando digo planejar não é ter uma idéia de como fazer, mas sentar, pegar papel e caneta e traçar uma linha: fazer uma linha do tempo mesmo - hoje estou no ponto A, fazendo determinada coisa, com determinado emprego, com determinada renda, com determinados relacionamentos pessoais e profissionais, etc. Daqui a um ano onde quero estar? Com qual renda estarei? Me relacionando com que tipo de pessoa? Em qual emprego? Depois colocar um plano para dois anos e assim por diante até chegar no que quer. Durante este planejamento não se esqueça de colocar, em cada etapa o que é necessário e o que está faltando para se chegar ao seu objetivo/sonho. Sempre serão necessários alguns ajustes.

Esse foi somente o primeiro passo. O segundo passo é a AÇÃO: o que eu tenho que fazer/realizar para alcançar o meu objetivo? Quais os pontos que devo melhorar em mim e que me ajudarão a alcançar meu objetivo? Coloque cada ação do que tem que fazer na sua linha do tempo, com o máximo de detalhes que puder e visualize cada passo como se já estivesse acontecendo.

O terceiro passo é o RESULTADO. Este passo é onde em cada parte da sua linha do tempo você verá se está indo de acordo com o que determinou. Exemplo: resolvi ter uma renda X daqui a um ano. O que devo fazer para alcançar esta renda? Preciso mudar de emprego? Ou é melhor pedir um aumento? Ou devo desenvolver uma atividade em paralelo? Daqui a um tempo vou voltar no meu planejamento e  verificar se a decisão que tomei está me ajudando a ir de encontro com o meu objetivo ou se preciso refazer a minha rota. Se estiver alcançado a renda X no prazo determinado, ótimo - dei um passo do ponto A ao ponto B.

E assim que as coisas acontecem para as pessoas que obtem sucesso. Nao ha sorte nem milagre, somente planejamento, foco, acao e resultado. Caso nao esteja indo de acordo com o seu objetivo, reavalie seus passos, porque nao tem erro, isso realmente da certo. Deu certo comigo e pode dar com voce.

Um grande abraco, muito sucesso e siga em frente. Vou deixar uma frase aqui que tem tudo a ver com o que faco e que deve guiar qualquer pessoa na realizacao de seus sonhos: "Opte por aquilo que faz vibrar seu coracao, independente das consequuencias." Nao preciso dizer mais nada, nao e?

Nenhum comentário:

Postar um comentário