domingo, 3 de julho de 2011

"QUANTO MAIS EU TREINO MAIS SORTE EU TENHO"

Conhecem esta frase? Ela é muito falada no meio esportivo e tem algo muito profundo nisso. Eu me lembro que Tiger Woods a disse uma vez quando perguntaram a quem ele devia a sorte de ter ganhado um jogo de golfe.

Temos muito a aprender com os atletas, principalmente aqueles que fazem muito sucesso. É aceitável que o talento vale muito, mas inaceitável que a falta de talento seja usada como desculpa. Quantas vezes achamos injusto que um chefe incompetente, ou uma pessoa que acreditamos que tenha menos conhecimento que nós ocupe uma posição mais privilegiada que a gente? Ás vezes dizemos: "que falta de sorte a minha", ou "essa pessoa está aí por pura sorte".

Se você tem uma meta, um objetivo, ou um sonho trabalhe por ela com o mesmo empenho que os atletas de alto nível têm. Não espere os ventos mudarem. Isso é terceirizar a responsabilidade sobre o seu sucesso, pois pensando desta forma realizar o que quer depende da sua mulher ou seu marido te ajudar mais, seu chefe ser demitido, sua empresa melhorar a gestão, a economia do país mudar, ou seja, vai-se arranjando uma série de desculpas que sabotam o seu caminho.

Gosto muito do Michael Jordan, porque ele é uma pessoa que lutou muito para alcançar a posição que alcançou. Ele nunca teve vergonha de dizer o quanto tentou e falhou, ou o quanto teve que treinar para isso. Uma das frases dele que mais gosto é essa:
"Eu falhei vezes e mais vezes e mais vezes em minha vida, e é por isso que eu consegui." Nunca podemos deixar de tentar quando se quer alcançar algo maior e que contribua para o seu crescimento e por consequencia para o crescimento de outras pessoas.

Há uma técnica muito boa em Coaching que pode ajudar muito quem tem um objetivo a alcançar. Na sessão de "Resultados Esperados" são feitas perguntas aos Coachees (que são as pessoas que estão sendo treinadas pelo Coach) como:

- Quais são seus resultados esperados?
- Como saberá que atingiu esse resultado esperado?
- Quando você quer isso?
- Por que isso é importante para você?
- Depende de quem para que seu objetivo seja realizado?
- O que você não tentou ainda? (pessoal do Poker, essa pergunta deve ser feita constantemente quando não estão alcançando o resultado esperado)
- Qual o seu grau de comprometimento para realizar isso?

Fazendo estas simples perguntas a si mesmos, descobrirão inúmeras respostas que podem ajudar (e muito) a alcançar o que esperam. Mas façam as perguntas com olho vivo no que querem alcançar e não se esqueçam: quanto mais derrota tiverem, mais perto estarão do seu objetivo (pensem nisso).

Espero sinceramente que isso ajude vocês, porque é isso que quero. Um grande abraço e uma excelente semana. Fiquem com Deus: sempre em frente e em constante evolução.

Um comentário:

  1. Tudo Liege,

    Meu nome é Jeferson, gosto de mexer em blogs e games por isso acabei achando seu blog na internet e gostei muito!!!!
    Também jogo poker e neste novo projeto meu que é montar um blog sobre o assunto, mais precisamente voltado ao meu jogo gostei muito desta postagem.
    Queria saber se vocÊ não deixaria eu postá-la em meu blog com postagem inicial já que após le-la eu criei coragem e fui atrás de algo para mudar meus resultados.
    Na postagem eu colocaria seus créditos e um banner com o link do seu blog!!!
    Espero contato tem o endereço do meu blog o meu twitter é: http://www.twitter.com/j_r_barbosa2011

    ResponderExcluir